Resenha / As Provações de Apolo: O Oráculo Oculto

Rick Riordan As Provações de Apolo Série Oraculo OcultoLivro: O Oráculo Oculto

Série: As Provações de Apolo

Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Rick Riordan conseguiu provar que sua fórmula continua funcionando muito bem e, com o talento do autor, percebemos que as variações com a Jornada do Herói nos levam para diversos estilos de histórias que a cada dia conquistam novos  leitores, além de agradar os fãs mais fiéis. Depois de Magnus Chase, com um estilo mais sério e que tenta fugir daquela estranheza sentida em As Crônicas dos Kane, Riordan retorna para o mundinho já consagrado de Percy Jackson, porém com uma nova tentativa: reformular algo já conhecido pelo público e apostar em uma jornada que pode parecer um eco de algo já visto anteriormente, mas que possui suas características e cativam a cada virar de páginas.

Esqueça das famosas profecias (ou talvez não! Você vai precisar ler tudo para tirar suas próprias conclusões), porém temos vários dos personagens que salvaram o mundo ao final de Heróis do Olimpo. Com saudade de algum deles? Com certeza os preferidos estarão nesse livro para recepcionar Apolo, ou um Deus transformado em humano sem poderes que se chama Lester Papadopoulos e que deverá seguir Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e que com TODA certeza vai te surpreender (não queremos spoilers aqui, né?).

Finalmente saberemos as consequências da guerra contra Gaia e tudo pelo olhar de um Deus preso no corpo de um ser humano, que ao mesmo tempo se vê ameaçado pelo mortalidade e surpreso ao saber do desaparecimento das profecias (lembram da Oráculo de Delfos?), fato notado pelo ex-deus após sua chegada ao Acampamento Meio-Sangue. Tudo isso faz parte de pontos importantes que tentam criar uma linha condutora entre todas as sagas do Tio Rick.

O autor se permitiu extrapolar sua própria fórmula ao criar situações que vão aumentar o mistério da trama principal, ousou quando fez suas escolhas com personagens gays, de outras nacionalidades (afinal agora temos um semideus brasileiro, filho de Hebe), bissexuais e característicos em suas diversidades, apresentando novas facetas dos semideuses, humanos e monstros.

A leitura de O Oráculo Oculto (e você entenderá muito bem o motivo desse título) é rápida e divertida, afinal o estilo de Rick Riordan carregado do seu melhor humor está presente. Não é tão sério como Magnus Chase, nem infantil quanto Percy Jackson, porém percebemos que o autor conseguiu aprender muito bem o tom certo com Heróis do Olimpo e, por esse motivo, retoma todo esse universo já conhecido e mesmo assim consegue nos surpreender.

Você vai querer ler cada vez mais rápido, afinal o mistério só aumenta e Apolo parece saber quais são todas as respostas, mas caberá a você ler até o fim e ver se suas teorias realmente estavam certas.

Gostou da nossa resenha? Então comente o que você achou sobre o livro e não deixe de comprar o seu exemplar pelo link do Bookeando!

About Rafael Nery

1) Geminiano e Nerd 2) Adoro usar xadrez 3) Amante de quadrinhos, games, filmes e desenhos 4) Estudioso da cultura japonesa 5) Viciado em literatura fantástica