Semana Jojo Moyes / A garota que você deixou para trás

Continuando a Semana Jojo Moyes, hoje vamos falar sobre uma personagem marcante no trabalho da autora. Dentre os quase 10 livros, a nossa escolha é Sophie Lefèvre, de A Garota que Você Deixou para Trás.

a-garota-que-voce-deixou-para-tras-jojo-moyse[Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra.

Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo.]

Sophie é o exemplo de força feminina e, por mais que não seja o melhor livro da autora e apresente momentos arrastados, quando temos contato com Liv e a Londres nos anos 2000, a escolha dessa personagem se faz por ser um exemplo de construção literária primorosa.

Determinação, força de vontade, perseverança e, claro, esperança. Uma personagem construída para o mostrar o limite do ser humano e as escolhas que somos obrigados a fazer, aprendendo a lidar com suas consequências e que, além de qualquer dificuldade, precisamos seguir nossos objetivos.

A dura jornada de Sophie durante a Primeira Guerra nos leva ao mistério sobre o que aconteceu com ela e quem é a garota do quadro, nos dando a cereja do bolo para o desfecho do livro. Tudo isso faz com que, mesmo tendo Liv como protagonista, Sophie Lefèvre roube a cena e a atenção durante o livro.

Esse post faz parte da Semana Jojo Moyes no Bookeando, com resenhas, conteúdo inéditos sobre o trabalho da autora e novidades sobre o lançamento do seu próximo livro. Acompanhe no site, Facebook e Twitter para não perder nada…

About Rafael Nery

1) Geminiano e Nerd 2) Adoro usar xadrez 3) Amante de quadrinhos, games, filmes e desenhos 4) Estudioso da cultura japonesa 5) Viciado em literatura fantástica