Resenha / Star Wars: Darth Plagueis

Livro Darth Plagueis James LucenoLivro: Darth Plagueis (Star Wars Legends)

Autor: James Luceno

Editora: Aleph

Finalmente o que na minha opinião é o melhor livro do Universo Expandido de Star Wars finalmente chegou ao Brasil. James Luceno, autor de Tarkin (confira a nossa resenha aqui), consegue construir uma história digna de dois dos maiores vilões da franquia e nos leva para o lado político que cerca a space opera criada por George Lucas. Conspirações, tentativas de golpes e assassinatos é o pano de fundo para desenvolver os desconhecidos, para quem viu apenas os filmes, Darth Sidious, que viria a ser conhecido como Sheev Palpatine, o poderoso Imperador em sua época de aprendiz do Sith mais poderoso de todos: Darth Plagueis, o Sábio.

Esse livro nos mostra o início de todo o mal que corrompe o Senado, a crise e choque com a Federação do Comércio e as ideias que levaram ao Império e a derrubada da República, com a subida dos Sith ao poder e a queda dos Jedi. Praticamente um livro obrigatório para complementar os Episódios I, II e III, pois dará base para entendermos melhor todos os conflitos que levaram Palpatine ao lugar mais alto do Senado e prepara o terreno para as crises de Naboo e Coruscant.

Praticamente dividido em duas partes, inicialmente focado em Hego Damask II, um Muun, espécie habitante do planeta Muunilinst e responsáveis pelo Clã Bancário Intergalático. Aprendiz de Darth Tenebrous, que por sua vez nos faz conhecer Darth Bane, seu mestre, se tornou conhecedor da manipulação dos mid-chlorians e acreditava que os planos herdados do seu mestre só seriam possíveis com a eliminação competidores. Em uma de suas viagens pela Orla Exterior acaba conhecendo um jovem sensitivo à Força e é a partir de então que passamos a conhecer o passado de Palpatine e que acaba ganhando foco na segunda metade do livro.

Se a segunda trilogia de Star Wars pecou em nos apresentar vários pontos da franquia pouco explorados e ignorados, é nesse livro que eles ganham mais espaço. Lançado em 2012, James Luceno foi o responsável por detalhar mais sobre o que vemos em A Ameaça Fantasma e A Guerra dos Clones. Conhecemos o surgimento de Darth Maul, os motivos ao redor da morte de Qui-Gon Jinn, o interesse no crescimento de Anakin Skywalker e a profecia de um Escolhido, fruto do trabalho e teorias de Plagueis e o como Conde Dookan foi seduzido pelo Lado Negro da Força, se tornando o segundo aprendiz de Darth Sidious.

O estilo que conhecemos em Tarkin, lançado no Brasil primeiro e também como parte do novo Universo Expandido, está presente nessa obra. Diálogos inteligentes, narrativa desenvolvida em um ritmo agradável (um pouco menos na primeira parte, pela quantidade de informação nova para o leitor) e sequências muito bem descritas. Tudo isso vem com uma arte belíssima da capa e uma entrevista com o autor, feita por Eric Giller, ao final do livro.

Como James Luceno mesmo comenta ao final do livro “os vilões simplesmente tendem a ser mais interessantes, a ter mais profundidade”, Darth Plagueis se torna um dos, senão o melhor livro já lançado. Auxilia no entendimento dos Episódios I, II e III, expande o antigo passado dos Sith, pouco explorado em livros, e se torna uma obra obrigatória para os fãs. Talvez um pouco difícil para quem está começando a sair dos filmes para livros e quadrinhos, mas sem dúvida alguma uma leitura excelente.

Gostou da nossa resenha? Então compartilhe o nosso post, comente abaixo e compre o seu exemplar pelo link do Bookeando para nos ajudar a manter o site!

About Rafael Nery

1) Geminiano e Nerd 2) Adoro usar xadrez 3) Amante de quadrinhos, games, filmes e desenhos 4) Estudioso da cultura japonesa 5) Viciado em literatura fantástica