Resenha: O Livro das Princesas

O Livro das PrincesasLivro: O Livro das Princesas

Autor: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barboza

Editora: Galera Record

[Sinopse: Era uma vez… Em uma terra ensolarada, quatro princesas das letras se reuniram. E, com a ajuda da fada madrinha do talento, deram seu toque mágico a histórias muito amadas. E viveram felizes, para sempre! Era uma vez… Em uma terra ensolarada, quatro princesas das letras se reuniram. E, com a ajuda da fada madrinha do talento, deram seu toque mágico a histórias muito amadas. E viveram felizes, para sempre!]

Com uma ideia original e genial, esta coletânea de quatro contos de fadas em versão atualizada pelas autoras Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate Patrícia Barboza me deixou bastante curiosa quando foi anunciada. Infelizmente não tinha lido até o momento nada referente às quatro autoras, mesmo tendo escutado só elogio à respeito.

Cada autora ficou responsável por uma das “princesas”. Confesso que adoro as versões romanceadas dos contos apresentadas pela Disney e queria ver como foi a adaptação de cada uma das histórias.

O livro começa com A Modelo e o Monstro, de Meg Cabot, com uma releitura de “A Bela e a Fera”. Confesso que das versões animadas é uma das minhas histórias prediletas, mas achei a história bem comum. Belle é apaixonada por livros, mas interrompe seus estudos ao ter sido descoberta por um olheiro e começa a carreira de modelo para ajudar a família financeiramente, já que seu pai é demitido por se dedicar a cuidar da esposa, diagnosticada com câncer. Sua mãe acaba falecendo, seu pai se casa novamente e no cruzeiro de lua de mel, no qual ela divide a cabine com sua “nova” irmã, Belle fica fascinada pela silhueta de um desconhecido da cabine Real.

Princesa Pop, de Paula Pimenta, considero a melhor adaptação do livro! Uma Cinderela DJ, que usa Twitter, Facebook e Skype, perde seu “sapatinho” por acidente enquanto discotecava disfarçada na festa de 15 anos das suas meio-irmãs. Todos os elementos da história estão lá e atualizados. A fada madrinha, a madrasta, o “sapatinho”… Adorei a forma em que Cíntia conhece seu príncipe. Conto apaixonante! Acho que se contar mais que isso, pode estragar as surpresas da história.

Eclipse do Unicórnio, de Lauren Kate, apresenta alguns elementos fantásticos, o que para mim acabou descaracterizando um pouco a proposta de adaptação de “A Bela Adormecida” para os dias atuais. Percy, de coração partido, vai para Paris, em uma viagem romântica que havia sido planejada para ir ao lado de Amber, agora sua ex-namorada. São apenas quatro capítulos, curiosamente chamados de “Percy”, “Talia”, “Percy” e “Talia”. Que série lembra esses nomes? Percy Jackson e os Olimpianos ou Os Heróis do Olimpo? ;)

Por fim, Do Alto da Torre, de Patrícia Barboza, encerrando muito bem esta coletânea! Rapunzel, ou melhor, Camila, mora no décimo segundo andar com sua madrinha. Órfã e como esteve doente quando criança, sua madrinha fez uma promessa de que ela só cortaria o cabelo aos 15 anos. Perto desse dia chegar, Camila Soares aguarda ansiosamente por este dia, enquanto grava vídeos no Youtube cantando com ajuda do seu amigo Pedro, sob o pseudônimo Milla Tower. Uma coisa que me irritou um pouco foi que Camila chega a ser um pouco infantil por causa da sua adoração pela diva Kate Perry. Mas como ela é adolescente, acabamos relevando, bem como os trechos das músicas que são citadas se encaixam e complementam a história.

A edição tem uma capa linda e uma ilustração introduz cada conto. Demonstra todo um cuidado com a editora, o que deixa nós leitores ansiosos por um segundo volume com mais contos adaptados. Pude comparar a edição física com a digital e a digital, infelizmente, não usa de todos os recursos possíveis, como link no sumário direto para os contos e capítulos, além de sites externos citados ao final.

Livro mais que indicado para fazer parte da sua estante, principalmente se você é fã das autoras, princesas ou chick-lit!

Gostou da nossa resenha? Então aproveite a oportunidade e compre o seu exemplar de “O Livro das Princesas” pelo link do Bookeando e nos ajude a manter o site! Também disponível em versão digital.

About Marcia Murata

Advogada. Não vive sem fones de ouvido, desde a época do Walkman. Leitora compulsiva, de livros a bula de remédio. Rendeu-se atualmente ao livros eletrônicos e gostaria que as editoras brasileiras investissem mais nesse novo meio.