Resenha Dupla: Sempre

Livro: Sempre
Série: Os Lobos de Mercy Falls
Autor: Maggie Stiefvater
Editora: Agir

Toda despedida, por mais triunfal que seja, dói. Depois de muita “Espera” (literalmente), chegamos ao fim de uma das melhores sagas sobrenaturais que já fomos capazes de ler. E para comemorar a despedida de Sam, Grace, Cole e Isabel, resolvemos fazer uma resenha dupla com as duas aficionadas pelos Lobos de Mercy Falls, de um lado team Cole: Sabrina e de outro maluca por lobos e Sam: Lica.

Na verdade, uma das principais características (e qualidades) da escrita da Maggie Stiefvater é justamente essa habilidade que ela tem de te explorar tão bem os seus personagens – seus sonhos, medos, desejos – que você acaba se identificando, mesmo que seja só um pouquinho, com cada um deles. Fica até difícil escolher completamente apenas um deles como favorito!

Atenção! Se você não leu Calafrio e Espera, está resenha pode conter spoilers!

“Havia tanta alegria e tristeza dentro de mim que nem conseguia pensar em falar.”

A primavera finalmente chega para o alívio de Sam que agora, totalmente humano, aguarda a transformação de Grace, para ter certeza que ela está bem. Além do sumiço da menina já ser um tormento para ele, Sam ainda está sendo acusado de assassinato pela cidade toda, após outra garota morta ser encontrada perto de sua moradia. E, para piorar a situação, Tom Culpeper está determinado a exterminar todos os lobos de Mercy Falls.

Enquanto isso Cole, com a ajuda de Isabel, procura a resposta para a cura lupina. Juntos, o quarteto formado pelos narradores dessa história tenta planejar algo que ajude os Lobos a escaparem do assassinato em massa vindo de helicóptero. Será o fim do que Beck criou?

Se em “Calafrio” já tínhamos aquela tensão crescente, despertada pelas temperaturas cada vez menores no início de cada capítulo, “Sempre” nos traz um novo nível de nervosismo: ficamos aflitos por causa da situação de Grace, compadecidos pelos conflitos emocionais de Sam, ansiosos pela genialidade de Cole e temerosos pelos sacrifícios que Isabel tem que fazer.

“Sempre” tem aventura e muito romance, cada cena é tão intensa que emociona a cada página. As cenas entre Grace e Sam, cada reencontro, a busca por uma vida relativamente normal são perfeitas, redomadas por perguntas com tantas mudanças, lacunas criadas pelo tempo em que ela é loba. Porém as cenas mais intensas, que tiram o fôlego do leitor são de Cole e Isabel, discussões, autoconhecimento, depressão e amor com uma pitada de excentricidade do casal único.

Algumas pessoas disseram que esse foco no relacionamento de Cole e Isabel tirou um pouco a essência do livro (já que o primeiro se trata apenas de Sam e Grace), mas o enredo foi evoluindo junto com os personagens e que cada elemento apresentado não está ali “à toa”. Pelo contrário! Se não fosse a genialidade do roqueiro, somada à determinação ferrenha de Isabel, muitas partes essenciais para a construção da mitologia dos lobos teria ficado de fora. Nada está ali por acaso. (E se esse “acaso” fosse o Cole… quem se importaria?)

“Você é um vício” confessei.
“Você já deveria saber.”

A escrita de Maggie é poética, interna, e desperta todos os sentimentos do leitor. Sobre o final, muitos fãs podem não gostar. Eu encarei com muita serenidade, a autora deixa “e se”… para cada fã criar seu próprio fim e para sempre talvez…

Assim como a Lica, também não me incomodei com o final. Acredito que ele foi fiel à história e que se ele fosse muito diferente, tiraria justamente esse encanto tão presente nas belas palavras da Maggie.

Portanto, se você ainda tem alguma dúvida se deve dar uma chance a essa série… O que você está esperando para se apaixonar por “Os Lobos de Mercy Falls”?

“Quando nos beijamos, não importava o fato de eu ter sido loba horas antes, ou de que voltaria a ser. Não importava que mil problemas nos tomariam quando deixássemos aquele lugar. Só uma coisa importava: nossos narizes se tocando, a maciez dos lábios dele, o desejo dentro de mim”

E ai curtiram a resenha dupla? Até mais e boa leitura

e Lica

(Resenha dupla é uma iniciativa do blog Psychobooks, e aderida por nós aqui no Bookeando)

TOP COMENTÁRIO!!!

Quer ganhar marcador Os lobos de Mercy Falls e chaveiro personalizado como esse: https://twitter.com/#!/bookeando/media/slideshow?url=pic.twitter.com%2FVD9RUjwM. ?

1.Comente essa resenha, assinado com seu login do twitter;

2. E RT : Resenha  @bookeando SEMPRE  Os Lobos de Mercy Falls da @agireditora, ganhe brindes! participe http://bookeando.com/site/2012/07/31/resenha-dupla-sempre-os-lobos-de-mercy-falls/

O sorteio será feito dia 20/08/2012. Boa sorte!

About Lica

Zootecnista, amante dos bichos, livros, séries, e filmes.