Resenha + Sorteio: Travessia

Título: Travessia
Série: Matched
Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras

 

Atenção! Pode conter spoiler de Destino!!

“Se você ama alguém, se alguém ama você, se essa pessoa te ensinou a escrever para que você pudesse falar, como é que você poderia ficar de braços cruzados, sem fazer nada? O melhor é tirar suas palavras da terra e roubá-las do vento”.

Depois de termos as batidas do nosso coração congeladas, aceleradas e alimentadas por aquele “calorzinho” constante durante a leitura das páginas de Destino, é chegada a hora de conhecermos mais um capítulo da história de amor de Ky e Cassia.

Porém, desta vez o cenário consegue ser ainda mais frio e árido do que as ruas da Sociedade. Isso porque, além de terem que enfrentar a sombra sempre presente de um regime totalitário, os protagonistas devem mover mundos e fundos para conseguirem sobreviver às investidas do “Inimigo” nas Províncias Exteriores e, finalmente, se reencontrar.

Em Travessia temos uma Cassia bem menos ingênua e decidida a largar tudo aquilo que tinha como garantido – casa, família, identidade e par – para se embrenhar na busca pelo seu par “imperfeito”. Depois de conseguir ser enviada para campos de trabalho na fronteira, a menina decide partir de vez para a Estrutura (uma espécie de cadeia montanhosa formada por areia e terra que faz limite com as Províncias Exteriores) pois ali, além de ser o local mais provável para encontrar Ky, também pode conter o foco da resistência ao regime.

Já Ky se encontra literalmente na linha de frente dos confins da Sociedade, arriscando a sua vida para combater um Inimigo implacável e desconhecido. Porém, o garoto se vê constantemente no dilema entre o certo e o errado, a vida e a morte e a falta de Cassia.

Logo no começo da narrativa, já temos uma diferença “gritante” do livro anterior. Se em Destino o que contava era apenas o ponto de vista de Cassia, em Travessia passamos a ter acesso também à mente de Ky – sempre em capítulos alternados. Porém, o que poderia ser algo bom (afinal, quem não gostaria de conhecer o mocinho mais “a fundo”?) também pode se tornar um revés, uma vez que as motivações do garoto tendem a ser bem contrárias às de um herói “ideal”. Mas, cá entre nós, acredito que essa dicotomia do personagem só torna a experiência de leitura cada vez mais rica, pois ele se torna ainda mais humano – e não apenas um galã idealizado. Sim, Ky pode ser bem frustrante às vezes, mas quem realmente é perfeito? Além disso, esses elementos servem para equilibrar ainda mais a balança entre ele e Xander e plantam aquela dúvida cruel: afinal, qual dos dois realmente seria o melhor partido?

O papel da escrita e da poesia também continua sendo de grande importância para o desenvolvimento da história – algo que eu, particularmente, adoro! É incrível ver como o reencontro de palavras há muito esquecidas é capaz de reacender a chama e a vontade de as pessoas buscarem algo melhor, diferente, mais justo. Se eu pudesse escolher apenas um protagonista para essa obra, ficaria com as palavras. Simples assim.

Apesar de não possuir o mesmo ritmo frenético e o encantamento que tornava praticamente impossível parar de virar as páginas de Destino, Travessia nos apresenta uma faceta mais madura – tanto na narrativa quanto no desenvolvimento dos personagens – e nos coloca em um caminho que promete grandes reviravoltas. O final deixa um gancho bem instigante e faz com que a gente deseje logo o desfecho da trilogia!

 

Ficou curioso? Que tal conferir o desdobramento dessa história em primeira mão e levar um exemplar de Travessia para casa? É só seguir os passos e participar da promoção!!

O sorteio será realizado no dia 29/06, pelo site random.org!!

 

Para concorrer a um exemplar do livro é bem simples:

Você pode participar tanto pelo Twitter quanto pelo Facebook!

– Assista ao booktrailer e preencha o formulário abaixo, completando a frase: “Revolte-se, revolte-se contra…”

 

 

TWITTER:

– Siga o @bookeando e a @Suma_BR no Twitter e retwite a frase:

Quero lutar contra a influência da Sociedade com a ajuda do @bookeando e da @Suma_BR e levar um exemplar de Travessia! http://migre.me/9sRjq

Você pode twitar uma vez a cada 4 horas e preencher o formulário novamente com o novo link de divulgação.

 

FACEBOOK

– Você deve curtir as páginas do Bookeando e da Suma de Letras no Facebook e publicar a frase:

Quero lutar contra a influência da Sociedade com a ajuda do Bookeando e da Suma de Letras Brasil e levar um exemplar de Travessia! http://migre.me/9sRjq

Lembrando que a cada post publicado, você deve preencher o formulário novamente!

 

Boa sorte!!

 

 

About Marcia Murata

Advogada. Não vive sem fones de ouvido, desde a época do Walkman. Leitora compulsiva, de livros a bula de remédio. Rendeu-se atualmente ao livros eletrônicos e gostaria que as editoras brasileiras investissem mais nesse novo meio.